O projeto “Nano House” investiga o conceito de moradias compactas, tendência mundial contemporânea. Ele pode ser aplicado tanto como moradia permanente, bem como moradia temporária. Ele trabalha pela otimização de recursos tendo em vista que lavanderia e cozinha são parcialmente delegadas para fora da célula arquitetônica.
O conceito de cozinha será simplificado com o uso de refrigeradores compactos inseridos nos armários, bem como chapas de indução magnética para cozimento de alimentos. O projeto optou por não usar equipamento de TV, tendo em vista o crescente uso de smartphones, tablets e laptops.
O projeto trabalha em dois espaços: Social e íntimo. O espaço social incorpora os espaços de sala de estar, jantar e cozinha, enquanto o espaço íntimo abrange os espaços de dormitório, closet, home office e banheiro. Ambos são separados por portas/divisórias, podendo integrar-se conforme demanda.
O mobiliário foi desenvolvido especialmente para mostra e pode ser dividido em três blocos:
1 – Nano living atende sala de estar e jantar. Nele, estão incorporados módulos de apoio aos mesmos. O banco faz as vezes do assento de sofá enquanto o armário divide as funções de cozinha. É importante lembrar que neste projeto, parte das funções de lavanderia e cozinha foram otimizadas e lançadas para fora da célula arquitetônica. A geladeira virá embutida no armário, bem como a chapa de indução magnética será usada quando houver necessidade de cozimento de alimentos.
2- Nano Bed trata do módulo íntimo que engloba dormitório. O módulo central é de uma cama/plataforma. Os módulos laterais são feitos de divisória de parede.
Esta é a principal característica e também diferencial do mobiliário: Fazer a divisão que em geral é feita pela arquitetura.
3-Nano Closet trata do módulo que armazena vestuário, mas também pode abrigar penteadeira ou mesa para home-office. Seu sistema é leve, trabalha com estrutura metálica, trazendo uma proposta leve ao espaço.
Para finalizar, para além da pesquisa em moradias contemporâneas, o “Nano House” traz uma proposta estética de um espaço limpo e minimal, mas sem perder a alusão às tradições locais brasileiras, ou seja, ele almeja o “brasileiro-minimal”.
Tenha um bom passeio virtual!
Grande abraço,
Luciana Garcia Arquitetura e equipe