Lounge Modernista

O caráter escultórico da casa, com a imponente estrutura que emoldura o volume da edificação e libera os espaços internos, foi nosso ponto de partida para o projeto do Lounge Modernista. Ao conhecer os diversos ambientes, não tivemos dúvida ao propor um espaço de vivência, no qual a área de cocção foi inserida na área social, para atender as atuais demandas do “receber em casa”. Nos voltamos para nossos lares, e os diversos espaços tiveram que se adaptar e possibilitar esse convívio que será cada vez mais frequente. Diante da nova realidade imposta, propusemos dois ambientes totalmente integrados mas, também, bastante contemplativos. A arquitetura da casa que, por si só já é um deleite a contemplação, somado a uma vista de tirar o fôlego foram, sem dúvida, nossa grande inspiração!
Nosso Lounge Modernista conta com uma cozinha integrada com os ambientes de jantar e estar. Uma grande ilha delimita a área de cocção e dialoga com os demais ambientes e com a vista principal da casa. O mobiliário utilizado foi selecionado a dedo! Buscamos alguns ícones do mobiliário brasileiro com referências marcantes deste período de nossa história. A mesa Branco e Preto (1950), por exemplo, assim como o aparador Alva (2013), ambos da Etel, apesar de pertencerem a momentos tão distintos, trazem como marca a valorização da madeira como material brasileiro por excelência. Bebendo nesta mesma fonte, escolhemos as poltronas Voltaire e Adriana, dos grandes mestres Sérgio Rodrigues e Jorge Zalszupin propondo um contraste de toda generosidade da primeira com a delicadeza da segunda. Contrapondo com todo este mobiliário modernista, trouxemos a leveza e o frescor de peças contemporâneas, não menos importantes para o design nacional, como o sofá Air e a estante Clip de nosso tão celebrado Jader Almeida, a banqueta Torno do Guilherme Bittencourt e a mesa Chipre do Estúdio Bola. Destaque também para a obra do Ascânio, artista plástico cuja obra foi construída na interseção entre arquitetura e escultura e para a belíssima peça existente em metal forjado e pintado de vermelho que criou um contraste com a marcenaria proposta em tons de cinza.

Fernanda Ferreira

Fernanda Ferreira

Graduada em arquitetura pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Mestrado em Conforto Ambiental também pela EAUFMG, atua com arquitetura e design de interiores executando projetos residenciais e corporativos. Mantém escritório na capital mineira desde 2004. Em 2021 ficou entre os finalistas na Categoria Projeto Residencial do 8º Premio Saint Gobain ASBEA de Arquitetura, com a Casa Jacarandá. Nos projetos que assina, prima por um layout bem resolvido e sem excessos, segundo ela, ponto de partida para um bom trabalho. Destaca a importância de uma circulação com fluidez, em leituras amplas, onde o usufruto se dá de maneira natural. Adepta do diálogo entre clássico e contemporâneo, cria composições que contam histórias. Entende arquitetura como algo que nos toca e deixa marcas e memórias importantes. Detalhista, mas sem excessos, busca resgatar a essência da família, para fazer de cada projeto único.
Ver perfil

Você não tem permissão para editar este ambiente.

+
Ver produtos

Produtos neste ambiente