Pé Palito

0/5

Localizada no tradicional Edifício JK – (Condomínio Governador Kubitschek, Belo Horizonte, Minas Gerais / Brasil /Autor: Oscar Niemeyer ) – nossa galeria possui em seu acervo móveis e objetos de produção anônima e/ou assinados por grandes nomes do design nacional e internacional do século XX. O garimpo de peças originais de época é retroalimentado por uma incessante busca pelo bom desenho, conforto e criatividade característicos de cada período, o que permite a renovação constante da convivência com materiais e técnicas construtivas bastante raras nos dias atuais. Após ser garimpada, cada peça passa por um criterioso processo de revitalização e restauro que tem como resultado a ampliação de sua vida útil e o resgate de sua história, aura e beleza originais.

Destacamos a presença de peças de mobiliário brasileiro (produzidas entre as Déc. 40/70) – que convivem harmonicamente com uma interessante coleção de peças industriais e objetos de Arte Contemporânea, formando um verdadeiro espaço eclético. Fazem parte do acervo: Lina Bo Bardi, Joaquim Tenreiro, Geraldo de Barros, Percival Lafer, Zanine Caldas, Sérgio Rodrigues, Michel Arnout, Jorge Zalszupin, e tantos outros.  Acesse http://www.pepalito.com.br

(Desde 2010) Participamos regularmente de Mostras e Feiras Internacionais de Arte e Design: (MADE – Mercado Arte e Design (São Paulo-Brasil)// IDA Rio ARTRIO (Rio de Janeiro-Brasil) // SPARTE –Design (Pavilhão da Bienal de São Paulo-Brasil), e outras

É galeria associada na AMDMB – Brasil (www.amdmb.org) – colaborando coletivamente pela valorização do DESIGN MODERNO BRASILEIRO.

#

(Após sete anos ocupando um grande galpão-oficina localizado no tradicional bairro Prado – partimos para um novo ciclo de ocupação e formação de acervo. O local escolhido foi o amplo espaço no icônico Edifício Governador JK (1951). O complexo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer é de um dos mais ousados conjuntos arquitetônicos de seu tempo. O projeto do Condomínio JK nasce e se desenvolve entre os anos de 1950-70 em Belo Horizonte e é símbolo do projeto desenvolvimentista sonhado pelo então futuro presidente do Brasil, Juscelino Kubitschek. Além de possuir inúmeros apartamentos – o complexo receberia lojas comerciais dos mais variados produtos e serviços, um museu de arte moderna, hotel, restaurante e instituições governamentais. O plano original nunca se concretizou plenamente e desde então a edificação passou por fases de auge e de declínio. Há alguns anos vem sendo resgatado e revitalizado, e tem recuperado pouco a pouco o seu prestígio de símbolo cultural. O grande prazer de termos “garimpado” esse espaço que se encontrava desativado há mais de uma década – foi o de revitalizar a sua potente arquitetura e “recolocar em circulação” os seus espaços internos em diálogo profundo com o que de melhor foi produzido no país em termos de Mobiliário Moderno Brasileiro (BrazilianMidCenturyModern). E essa é a relevância da proposta de ocupação da Pé Palito Vintage-JK: o exato espelho do nosso próprio trabalho cotidiano. Ele se estende desde a aquisição e escolha das peças de mobiliário original de época para compor o acervo, bem como o seu respectivo processo de revitalização executado em oficina de Restauros própria, e a posterior produção artística, veiculação de imagens para que o alcance de todo esse trabalho extrapole os muros da cidade em direção ao mundo. Esse espaço tem sido para nós um tempo inédito e um vasto campo de experimentação, criação e ativação de práticas curatoriais no contexto da arquitetura Modernista de Oscar Niemeyer.