Tropicalia Brasiliana

“Tropicalia Brasiliana” é um espaço que pode ser lido como uma flor ou jardim, que se abrirá do início dessa primavera até o dia 07/10/2021.

No imponente hall do histórico edifício do Colégio Arnaldo, construído no início do século XX, a criação da arquiteta Manoela Beneti invoca a natureza como medicina. Outras questões chave na pesquisa atual da arquiteta estão expressas no espaço, como a importância do vazio e do essencial, a necessidade da arte no cotidiano, o caráter ético e estético do mobiliário modernista brasileiro, o olhar para a arquitetura histórica, além da relação dos interiores com a cidade.

No centro do espaço, a grande instalação-luminária “Ninphea 01 – Luminária Régia”, abstração das formas de uma Vitória Régia, natureza representada como joia e equilíbrio, convocam o visitante a se olhar no espelho pendurado para se implicar em sua responsabilidade na questão mais urgente de todas, a preservação da natureza. Abaixo, uma mesa-espelho d’água conclui a obra.

Enquanto a instalação-luminária e duas pinturas de grandes dimensões (do artista alagoano Delson Uchôa) trazem exuberância visual, o uso de poucos mobiliários no conjunto geral (par de poltronas de Jorge Zalszupin e bancos Florence Knoll) exalta o essencial como princípio ético para a vida hoje, propondo uma reflexão sobre os excessos diante da cultura do consumo.

Parceiros:
AM Galeria
Botteh Tapetes
Gabinete de Curiosidades
Inovar Cortinas + Hunter Douglas
Maria Alice Decorações
Moderna Movelaria
Templuz
Tirol Plantas
Varejão das Tintas + Sherwin Williams

Manoela Beneti

Manoela Beneti

Ver perfil

Você não tem permissão para editar este ambiente.

+
Ver produtos

Fornecedores neste ambiente

Produtos neste ambiente