Nosso ambiente foi concebido para funcionar como auditório, onde acontecerão os “Talks” desta edição. Nosso espaço se referencia à Guimaraes Rosa, ícone da literatura brasileira e ex-aluno do Colégio Arnaldo. Nossa grande inspiração foi o romance Grande Sertão Veredas, onde o tratamos com referências culturais marcantes como o realismo mágico e o regionalismo, característico e fundamentais na obra do autor, que detém a liberdade de invenções e neologismos.
Um mundo pós pandêmico, o qual nos colocou a prova entre valores e crenças, onde testou nossos princípios mais essenciais, o Sertão nos mostra a biodiversidade e equilíbrio entre secas e verdes, entre claro-escuro, dúvidas ou fé.
Na busca de trazer o grande universo de G. Rosa, suas influências em nossas escolhas, selecionamos elementos que traduzem com grande desenvoltura e liquidez o estilo dos jagunços, da natureza sertaneja, mas principalmente a simplicidade do homem do sertão, e com grande ênfase ao artesanato do vale do Jequitinhonha.
Princípio fundamental na literatura de Guima, como os íntimos o nomeavam, que sabiamente coloca todas as culturas e raças como lidimas e valiosas. Rosa, com sua linguagem plástica, nos libertou de padrões importados impostos por culturas de colonizadores e elevou a cultura popular brasileira, e principalmente a mineira e a simplicidade, como padrão de beleza e universalidade.
Peças coletadas exclusivamente para a exposição por nosso curador-Luiz Marcio. Demos visibilidade ao simples e impermisto, como o artesanato do Vale do Jequitinhonha, pessoas desprivilegiadas e novos artistas plásticos artesãos brasileiros.
A história do romance, que finaliza com a entrega da pedra de topázio (cor presente no nosso ambiente, no azul das janelas atuais do Colégio) de Riobaldo a Diadorim, simboliza a união entre os dois. Outro elemento que descreverá a dualidade da natureza e estilo de G Rosa.
No nosso espaço na Mostra, além de apreciarmos e nos deixar fascinadas pelo mundo de Guimaraes Rosa, estaremos conduzindo o expectador e transeunte ao universo da cultura literária e nossos recepcionistas estarão alinhados em contar um pouco desta história com suas curiosidades pessoais do homenageado. Percebemos que os visitantes destas feiras querem saber das histórias das peças, do que está por trás de cada desenho, portanto sentimos que seu interesse converge ao nosso. O ambiente “vai trazer essa proximidade que é importante para criar uma relação entre os compradores e os móveis e objetos”, valorizando a identidade da brasilidade, apreço pelo feito à mão e preservação de técnicas e saberes ancestrais.
Queremos trazer para nosso ambiente de trabalho, nestes 35 anos de mercado, produtos atuais e de qualidade, mas também representando as empresas que fazem parte do nosso dia-a-dia.
Parceiros:
Arca Garden
Barão Films
Berneck
Cida Ferreira Persianas
E-Control Automação
Iluminar
Kazza Persianas
Lider Interiores
Movelaria Olga
Orné Objetos
Sandra & Márcio
Studio Linda Martins
Varejão das Tintas + Sherwin Williams
Voktum