CADEIRAS MODERNISTAS NA CASA FIAT DE CULTURA
HISTÓRIA, DESIGN, CULTURA E MODERNISMO. A CASA FIAT DE CULTURA ABRE SUAS PORTAS PARA APRESENTAR AO PÚBLICO UMA JORNADA DE APRECIAÇÃO AO OBJETO CADEIRA NA MOSTRA “PIONEIROS DO DESIGN BRASILEIRO – CADEIRAS MODERNISTAS”.
Os caminhos propostos pelo curador João Caixeta e pela curadora adjunta Adriana Dornas conduzem a um lugar de afetividade, sentido e a tradução da cadeira como instrumento antrópico, capaz de criar associações e status, além de trazer memórias e tradições. Seja o trono ou a banqueta, as peças outrora vistas como meramente funcionais ganham espaço como obra de arte. Confira de perto e mergulhe neste universo de possibilidades.
A exposição, que ficou em cartaz de 27 de junho a 27 de agosto com entrada gratuita, faz parte das comemorações dos 80 anos do Modernismo da Pampulha e é uma parceria com o Museu da Cadeira Brasileira – MuC e o evento cultural Modernos Eternos.
O MODERNISMO NO BRASIL surge no início do século XX e prenuncia grandes transformações na sociedade e na cultura. O olhar inovador e moderno contrapõe-se ao academicismo e à estética que até então vigorava no país, de influência europeia. Os conceitos modernistas inspiraram uma brasilidade genuína baseada na valorização de elementos da cultura nacional sem perder de vista a inserção brasileira no cenário internacional. Essa narrativa está presente nas relações entre arte e design representadas no acervo selecionado para esta exposição. A chegada dos imigrantes no país, no período entre guerras, influenciou os rumos do design brasileiro, traduzindo-se em novos diálogos, propostas criativas e técnicas construtivas. Soma-se a isso as demandas do crescimento e da industrialização, que contribuíram para consolidar o pensamento modernista brasileiro.
Neste cenário, os artistas foram grandes vetores de suas ideias com destaque para a “Semana de 22”, que completou 100 anos, e a inauguração do Conjunto Moderno da Pampulha, que comemora 80 anos em 2023. Nesse momento o design brasileiro se revela com potencial aspecto criativo. Evidenciamos nesta exposição o trabalho de pioneiros do design brasileiro, elegendo a “cadeira” como objeto capaz de sintetizar essas transformações e conexões entre o modernismo e o design, que florescem na dimensão das artes, da arquitetura e do mobiliário. A cadeira é, antes de tudo, um objeto expressivo e multidimensional que carrega diversos sentidos e simbologias. O design peculiar das peças aqui presentes as caracteriza como verdadeiras esculturas, feitas em materiais nobres, demonstrando intensa criatividade.
“Revisitar nosso passado e refletir sobre as rupturas trazidas pela modernidade e sua influência transformadora, nos provoca a transpor barreiras, avançando como sociedade. Hoje podemos celebrar este acervo do design realizado no Brasil do século XX nesta exposição, com seus criadores modernos e eternos. O desafiador exercício da forma, realizado por esses pioneiros sob o signo da modernidade até a década de 1980, continua a nutrir o design contemporâneo, colocando o Brasil em posição de destaque internacional. A Casa Fiat de Cultura e o Museu da Cadeira Brasileira – MuC em ação cultural conjunta com a Mostra Modernos Eternos – BH Edição 2023, oportunamente se unem para contribuir com este importante registro que evidencia a história, o design e o modernismo no Brasil.” JOÃO CAIXETA – Curador.