Em outra ação da Modernos Eternos Street, 15 monóculos gigantes, feitos em aço Gerdau e vidro, foram distribuídos em locais estratégicos de Belo Horizonte: no Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), na Praça da Liberdade, nos hotéis Radisson Blu, no São Pedro, Novotel e Ibis, na Savassi, e no Ponteio Lar Shopping, espalhados pelo primeiro piso e em frente à loja da Lider Interiores. A intervenção tem o patrocínio da Gerdau e da Accero, empresa especializada em aço. A Gerdau forneceu o aço para a composição dos monóculos, com idealização e desenho executivo de autoria de Rafael Medeiros e concepção da Accero.
Com a frase “quando o eterno se torna moderno” impressa nas estruturas, cada monóculo recebeu, por dentro, uma foto estática de um dos ambientes da mostra. Ao lado e no interior da peça, um QR Code direciona para o site da Modernos Eternos, onde os espaços podem ser visitados. Não é preciso encostar no monóculo para ver o que tem dentro – a uma distância de 50 centímetros, já é possível a visualização, um cuidado especial devido à pandemia.
Seguindo um dos principais conceitos da Modernos Eternos, a mistura do novo com o antigo, o moderno com o eterno, sublinhando a importância de valorizar a história, a cultura e trazer de volta hábitos antigos, os monóculos, trabalhados em uma interpretação contemporânea, mexem com a memória afetiva e resgatam lembranças que tocam o coração. No lambe-lambe do Parque Municipal, como presentes feitos nas escolas ou lembranças de viagens, o monóculo sempre foi um objeto presente.