1. MODERNOS ETERNOS STREET | ESTANDARTES

Os estandartes fazem referência a nomes femininos da literatura de Minas Gerais. Com idealização dos artistas plásticos e curadores de arte Marcos Esteves e Paulo Apgáua, do designer de interiores Rafael Medeiros, e apoio da Academia Mineira de Letras, 30 artistas do estado foram convidadas a criar os estandartes a partir da obra de 29 escritoras também mineiras, além de uma peça em referência à campanha Outubro Rosa. As artistas puderam escolher livremente representar o conjunto da obra, um livro ou algum personagem marcante, partindo da inspiração sobre a produção de cada escritora.

As peças são uma releitura em medidas extrapoladas do elemento que é um marco da cultura popular, presente nas festas religiosas, como o congado. Confeccionados em lona, tecido fornecido pela Cedro Jeans Wear, cada uma tem dimensões de 3,2 metros de altura por 1,7 metros de largura. A ação fez parte do calendário da Virada Cultural de Belo Horizonte, e foi realizada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com incentivo da Gerdau, patrocinadora da Modernos Eternos em 2021.

Os estandartes podiam ser vistos nos muros do Minas Tênis Clube II, na Rua Trifana, na Serra, em Belo Horizonte. “A exposição é impactante. Levando a arte para as ruas, resolvemos homenagear as mulheres, e todos os estandartes são diferentes representações da mulher, tão diversa, retratadas na literatura. Um tema muito falado, ainda mais diante de tamanho sofrimento experimentado pelas mulheres hoje em dia. É hora de resolver isso”, diz Marcos Esteves.